terça-feira, 2 de março de 2010

Dia dos namorados (Valentine's Day)

A Richard Curtis movie wannabe

“Dia dos Namorados” é um daqueles filmes lamechas para quem procura ver o Amor no ecrã, em todas as suas formas exacerbadas. É a versão americana - e um pouquinho menos bem conseguida - do fantástico filme de Richard Curtis “O Amor Acontece”.
Com um elenco de luxo - Taylor Lautner, Bradley Cooper, Anne Hathaway, Taylor Swift, Jessica Biel, Jessica Alba, Jamie Foxx, Ashton Kutcher, Julia Roberts, Jennifer Garner, Emma Roberts, Patrick Dempsey e Queen Latifah – e alguns destes actores a guardarem estatuetas douradas na sua sala de estar, o filme peca essencialmente por não ser novidade. De resto, é uma obra bem produzida, bem conseguida e com performances que em nada deixam a desejar - até Taylor Swift (sim!, a pop/country star que ganhou uns prémios na última edição dos Grammys) tem um desempenho irrepreensível no papel de loura burra!.
Claro que este tipo de filme cai sempre na tentação de deixar “umas lições” (como se o amor e amizade tivessem regras!), mas também são daquelas que aceitamos por serem uma espécie de senso comum. De resto, humedece os olhos ao espectador mais sensível e, na melhor das hipóteses, dá uma ou outra resposta ao teenager que começou agora a amar.
Uma das melhores partes é, talvez, o cartão postal de Los Angeles. De mansinho, o realizador - Garry Marshall (de Pretty Woman, Runaway Bride, The Princess Diaries) – coloca no ecrã uma série de lugares emblemáticos da cidade dos anjos… A outra é, sem dúvida, a beleza geral do elenco. Beleza. Física, sim! Não é à toa que dizem que Hollywood tem as pessoas mais belas do mundo. Neste lote estão algumas. E, queira-se ou não, isso também faz uma parte da audiência entrar numa sala de cinema…A sinopse que a Lusomundo divulgou diz apenas “Em Dia dos Namorados prepare-se para observar um elenco repleto de estrelas e as suas histórias amorosas passadas em Los Angeles, no dia de São Valentim” (será preguiça?)… por isso, quem compra bilhete para ver esta obra só pode ir mesmo à procura de romance. E é isso que vai ter…

Classificação:
**