quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Precious (Precious)

Dois Oscars para as actrizes?

“Clareece ‘Precious’ Jones, é uma adolescente obesa, iletrada, mãe solteira e grávida do pai, que vive em Harlem e é vítima de constantes abusos físicos e psicológicos por parte da sua mãe, mas está disposta a ultrapassar todos os obstáculos, porque a vida é preciosa. Uma história de luta, coragem e determinação.”
Esta á a sinopse deste drama para maiores de 16 anos (pelo menos em Portugal) que está a dar que falar por onde quer que passe. O filme está nomeado para QUATRO Baftas e SEIS Oscars! Teve, ao todo e até agora, 57 nomeações para prémios e já ganhou 53 deles, entre festivais e prémios da crítica, incluindo um Globo de Ouro (para melhor actriz secundária)!
Uma coisa é certa, as duas actrizes que fazem de mãe e fila – Mo’Nique e Gabourey Sidibe – merecem todas as nomeações e todos os prémios que lhes caírem no colo, especialmente a primeira. A cena que esta “mão monstro” partilha com a “filha” e com Mariah Carey ficará para os anais da história do cinema como uma das mais intensas e bem conseguidas de sempre. Mo’Nique - até aqui uma actriz sem grande destaque - não terá de provar mais nada a ninguém! Ah! E, caso estejam a questionar-se sobre o desempenho de Mariah Carey como assistente social, apesar de não ser digno de Óscar, é bem bom! Parabéns à diva! O mesmo se aplica a Lenny Kravitz, irreconhecível no papel do sexy “nurse John”. Duas belas surpresas!
Mas a maior de todas será Gabourey Sidibe, que, apesar de ter sido escolhida para fazer parte de uma peça na escola quando era miúda, nunca quis ser actriz. Tendo crescido em Harlem e lido o livro de Sapphire, “Push”, no qual é baseado esta obra, ela foi a uma audição para o papel de Precious “porque sim” e, contra as suas próprias expectativas, acabou como protagonista do filme… e nomeada para um Oscar de melhor actriz!!! Ainda por cima… merecidamente!
São tudo razões mais do que fortes para ver esta obra-prima, produzida pela mega estrela Oprah Winfrey (apesar de as fofocas hollywoodescas garantirem que ela não poderá receber o Oscar porque terá sido adicionada à ficha técnica como produtora executiva DEPOIS de o filme estar terminado e apenas para que ele beneficiasse da associação ao seu nome famoso…).

Classificação:
****