quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ele Não Está Assim Tão Interessado (He’s Just Not That Into You)

Vou esquecer-me tão rapidamente deste filme, que já nem sei muito bem o que escrever sobre ele e ainda agora o vi… Se ele revela enormes verdades sobre homens e mulheres, não o faz a pessoas como eu. A única coisa que me passava pela cabeça à medida que a história ia avançando e as so-colled “revelações” iam acontecendo era… “Mas isso não é óbvio? Em que planeta é que estas pessoas vivem?”…
Mas depois fui para casa e, enquanto lavava os dentes e me preparava para ir dormir, dei por mim a rever todos os exemplos de relações mal sucedidas (e até de relações teoricamente bem sucedidas que apenas aguardam uma oportunidade para poderem ser mal sucedidas...) que presenciei e, por entre amigos e conhecidos, encontrei N exemplos de situações semelhantes às retratadas no filme… E sim, pronto, OK, admito: chorei e tal com uma ou outra cena. Ou seja, o filme até faz sentido, levantas questiúnculas quotidianas pertinentes e fá-lo de uma forma leve e pouco penalizante, já que cada uma leva para casa o que quer.
Em resumo, a história pode ser cativante, basta para isso que alguém se identifique com uma das personagens... e elas são tantas que não me parece difícil que isso aconteça (embora não tenha sido o meu caso)… O guião está bem desenvolvido, sendo incisivo nalgumas partes e subtil noutras, embora com alguns exageros próprios de um filme com tom leve de comédia. Mas o verdadeiro destaque vai para as interpretações.

Todos os actores (dos nomes “maiores” aos mais “pequenos”) passaram pelo filme como uma brisa de Verão, leves e frescos, competentes e desinteressados, revelando as agruras das relações como todas nós as conhecemos actualmente (algumas agravadas pelas muitas tecnologias hoje em dia disponíveis para o contacto entre as pessoas)... A química entre Scarlett Johansson e Bradley Cooper saltava do ecrã, não tive dúvidas de que kevin Conolly era apaixonadíssimo pela mesma Scarlett e quase, quase acreditei que a Jennifer Aniston queria mesmo casar com o Ben Afleck…
Pelos actores e pelas questiúnculas que repensamos depois de ver o filme, vale a pena dar um saltinho ao cinema...


Classificação:
***