domingo, 19 de abril de 2009

Che: Segunda Parte - A Guerrilha (Che: Part 2)

Se a primeira parte me fez pensar que este podeia ser um acto falhado de Steven Soderbergh, a segunda não deixa dúvidas! É absolutamente abjecta a maneira como (baseado no livro ou não) é completamente deixada de lado a conquinta de Havana. Talvez o grande triunfo da vida de CHE!! Se na 1ª parte estavam quase lá, na segunda já andavamos na Bolívia... O sal e pimenta da sua vida foram absolutamente riscados do mapa, motrando o "quase" e o grande falhanço final. CHE não merecia um retrato que embora longo é redutor no que concerne às suas conquistas e a forma como as atingiu.
Um outro ponto negativo é também o facto de passarmos 20 a 30 minutos a ver abraços e "passou-bem" seguidos de 1001 nomes bolivianos que apenas aparecem nessa cena... Chegou a ser torturosa a forma como nada se passa para além do puro marasmo de "plotpoints" na primeira hora e meia de filme.
O único ponto a favor é sem dúvida o Benício del Toro, que se tornou no CHE e vai demorar uns anitos até se livrar dele... No entanto, pouco ou nada é referido em relação ao que o motiva a ser um guerrilheiro em terra alheia, embora haja bastante mais informação sobre este aspecto neste segundo filme.
Por último receito este filme a todos os tugas que sofrem de insónias, a acção (tal como no primeiro filme) só começa na última meia hora quando já todos estamos a dormir. Ainda bem que este filme foi cortado ao meio, ninguém aguenta um corte tão radical entre a acção do fim do primeiro filme e o marasmo do segundo... Apesar de ser uma experiência que alguns estivessem à espera de presenciar... (4 horas de filme seguidas ficariam para a história, mas corria o risco de ser pelas piores razões). Assim, só porque a espectativa era alta e a decepção foi grande e a dobrar, leva:
.
Classificação:
**