segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Hereafter (Outra Vida)

Sensibilidade e bom senso

Clint Eastwood já nos habituou a filmes sensíveis, que exploram temas que todos conhecemos e sobre os quais nunca queremos falar, quanto mais discutir de forma séria. Se, para alguns, eles “servem para dormir” (como, chocantemente, ouvi dizer ainda dentro da sala de cinema!), para outros, Eastwood é o mestre da delicadeza cinematográfica e da subtileza humana.
Este é mais um filme típico de Eastwood, em tudo o que o estilo do cineasta tem de melhor.
“George (Matt Damon) é um operário norte-americano com uma ligação especial com o Além. Do outro lado do mundo, Marie (Cécile de France), uma jornalista francesa, tem uma experiência de vida ou de morte que a faz questionar toda a sua realidade. Marcus (Frankie McLaren), um rapazinho de Londres, perde a pessoa que mais ama e procura respostas. Cada um trilha o seu caminho em busca da verdade, tocados pelo mistério do que vem depois da morte, e as suas vidas intersectam-se”, diz a sinopse da Zon Lusomundo.
Num filme em que Matt Damon surge num registo diferente do habitual (mais vulgar, mas também mais exigente por ser banal), Eastwood consegue abordar mais um tema polémico com uma polidez exemplar. O seu carinho pela raça humana e pelas suas sensibilidades é tão grande que, desta vez, consegue mesmo fazer-nos começar a prestar atenção àquela vozinha apagada, que nos sussurra ao ouvido de vez em quando, dizendo-nos que a magia existe sob a forma de espíritos e de outras vidas e que não devíamos contentar-nos com menos do que com uma existência mágica…
Pode ser “a life changing movie” para algumas pessoas... as que não se contentam em ser menos do que especiais e procuram os mesmo nos outros.

Classificação:
****