sexta-feira, 11 de março de 2011

Indomável (True Grit)

Coen brothers gone classic
Os irmãos Coen estão mais serenos. Apesar de se notar o leve toque de absurdo presente nas suas obras, “Indomável” é, talvez, a mais “convencional” dos seus “filhos, revelando-se um western americano clássico, se exceptuarmos a circunstância de a protagonista feminina ser uma miúda e não uma prostituta de saloon. Mas isso é “culpa” da história.
O filme é baseado num romance de Charles Portis já antes adaptado ao cinema. Em 1969, John Wayne ganhava o Óscar no papel do zarolho caçador de prémios Rooster Cogburn e roubava o protagonismo à figura central do romance e do filme dos Coen – Mattie Ross, a “jovem de 14 anos cujo pai foi morto a sangue frio pelo cobarde Tom Chaney e que está determinada a levá-lo à justiça. Com a ajuda de um conflituoso e alcoólico U.S. Marshal, Rooster Cogburn, ela prepara-se, ignorando as reservas do próprio Rooster, para caçar Chaney. O sangue do seu pai exige que persiga o criminoso até território Índio e o encontre antes que um Texas Ranger, chamado LaBoeuf, o apanhe e leve de volta para o Texas, para ser julgado pela morte de outro homem”, diz a sinopse da Lusomundo.
Jeff Bridges é Rooster Cogburn. Matt Damon é LaBoeuf. Josh Brolin é Tom Chaney. São todos irrepreensíveis nas suas interpretações. No entanto, é a jovem Hailee Steinfeld (Mattie Ross) que rouba o protagonismo destas grandes estrelas. Apenas com curtas metragens e filmes televisivos no currículo, esta California girl revelou-se a escolha mais poderosa dos Coen nesta película.
No geral, esperava-se mais surpresas da parte dos autores de “Fargo”, “O Grande Lebowski” ou “Este País Não É Para Velhos”.

Classificação:
****