terça-feira, 16 de novembro de 2010

Hachiko - Amigo para Sempre (Hachiko: A Dog's Story)

Para os amantes dos animais

“Hachiko é um cão especial, com a alcunha de "Hachi", e acompanha o seu dono Parker, um professor universitário, todos os dias, até a estação de comboios para o ver partir, retornando à estação, todas as tardes para cumprimentá-lo ao final de cada dia. A natureza emocionalmente complexa do que sucede quando esta sua rotina descontraída é interrompida, faz da história de Hachi, um conto intemporal. A fiel devoção de um cão ao seu dono mostra o grande poder do amor e revela que o mais simples dos actos pode tornar-se no mais grandioso gesto de todos”, diz a sinopse da Lusomundo.
Richard Gere aceitou fazer um filme que esquece totalmente o ritmo e os gimmicks próprios de Hollywood para contar a história simples e comovente de um cão e da sua dedicação ao seu dono. A obra é baseada num filme original japonês, que contava a história verídica de Hachiko ("cão fiel Hachikō" em tradução livre do japonês) de um cão da raça Akita, nascido em 10 de Novembro de 1923 na cidade de Odate, no município de Atika, que ainda é lembrado por sua lealdade ao seu dono, uma dedicação que perdurou mesmo após a morte dele. Obviamente, na versão americana, Hachiko atravessa um oceano para se encontrar com Gere, encarnado na pele de Parker.
O filme não tem ritmo, não tem plot points, não tem a estrutura a que o cinema americano nos habituou… mas, para quem tem a paciência de o ver chegar ao fim, é enternecedor e comovente. Indicado para todos os amantes dos animais.

Classificação:
***